|
|
|
Acesso e transportes
É fácil chegar a Lisboa. Fica a um curto voo de distância da maioria das cidades europeias, sendo igualmente fácil o acesso rodoviário, ferroviário ou marítimo.
Transporte ferroviário
Chega todos os dias a Lisboa um número elevado de comboios nacionais e internacionais. Para além do terminal de passageiros de Santa Apolónia, a cidade tem agora a nova Gare do Oriente, que abriu adjacente ao Parque das Nações em 1998. Ambas as estações têm ligações subterrâneas e de autocarro ao centro da cidade.
Transporte aéreo
O Aeroporto Internacional de Lisboa, a 7 km do centro da cidade, tem voos diários para e a partir das principais cidades da Europa e do mundo. As companhias aéreas portuguesas TAP - Air Portugal, e PGA - Portugália Airlines, e também grandes companhias aéreas internacionais, chegam e partem do aeroporto de Lisboa.
Transportes públicos do aeroporto até à baixa de Lisboa:
AEROBUS: serviço de ligação entre o aeroporto e a baixa de Lisboa e o Cais do Sodré (a cada 20 minutos, desde as 07h00 às 21h00);
AUTOCARROS DA CARRIS: n.os 5, 8, 22, 44, 45, 83;
TÁXIS: disponíveis no exterior dos átrios das Chegadas e das Partidas.
O Serviço de Táxi Voucher no Aeroporto de Lisboa – Este serviço está disponível para os passageiros que chegam ao Aeroporto de Lisboa e que pretendem deslocar-se de táxi. O serviço funciona através de vouchers, à venda no balcão do Turismo de Lisboa, no terminal.
Contactos úteis no aeroporto
ANA - AEROPORTOS DE PORTUGAL
Aeroporto de Lisboa,
Rua D Edifício, 120 1700-008 LISBOA
Tel.: 351 21 841 35 00 / 37 00
Fax.: 351 21 841 36 75
Informações sobre as horas de chegada e de partida dos voos
Tel.: 21 841 37 00
www.ana-aeroportos.pt
Bagagem (perdidos e achados)
Tap Air Portugal Tel.: 21 841 50 00
Portugália Tel.: 21 843 70 00
Transportes públicos
Existe uma extensa rede de transportes económicos na cidade. Em Lisboa, a cidade das sete colinas, pode escolher entre o autocarro, o metropolitano, os elevadores, os eléctricos ou os comboios, dentro da cidade ou para os subúrbios. Os comboios e o serviço de autocarros expresso fazem a ligação entre as principais cidades do país.
Uma extensa rede de 90 carreiras e 5000 táxis cobre toda a cidade e arredores.
O metropolitano é uma das formas mais rápidas de deslocação em Lisboa, cobrindo quase toda a cidade. Encontrará uma estação de metropolitano próxima de quase todos os hotéis da cidade. Para além do conforto, ficará surpreendido com as verdadeiras obras-primas em cada estação.
Não se pode falar de transportes públicos em Lisboa, sem se mencionar o Eléctrico. Apesar de ter perdido a importância de tempos antigos, mantém o mesmo fascínio e perdura como um símbolo da cidade. Na região de Lisboa, um dos meios mais comuns de transporte é o ferryboat (Cacilheiro), principalmente como ligação entre as duas margens do rio. O tempo de transferência entre o aeroporto e/ou o centro de congressos e a maioria dos hotéis é de 15 a 30 minutos.
Clima
O clima de Lisboa é temperado, oferecendo ao longo de todo o ano o melhor das brisas marítimas atlânticas e mediterrânicas. A temperatura média no Inverno é de cerca de 17º Celsius / 62º Fahrenheit A temperatura média no Verão é de cerca de 26º Celsius / 79º Fahrenheit
Saiba o tempo aqui...
Passaporte e visto
É exigido um passaporte válido (ou bilhete de identidade da União Europeia). Não é necessário visto para os cidadãos de países da União Europeia, dos EUA, do Canadá e da maioria dos países. Por favor contacte a Embaixada Portuguesa ou Consulado locais, ou a sua agência de viagens para mais informações.
http://www.min-nestrangeiros.pt/mne/estrangeiro/indice.html
Precauções sanitárias
À excepção dos boletins de vacinas para pessoas provenientes de áreas onde a febre-amarela é endémica, não são propriamente exigidas nenhumas precauções sanitárias especiais.
Língua
A língua oficial é o português. O inglês e o francês são entendidos por muitas pessoas.
Hora local
Portugal Continental está uma hora adiantado em relação à European Standard Time (CET + 1).
http://wwp.centraleuropeantime.eu/
Moeda
Como membro do Sistema Monetário Europeu desde 1 de Janeiro de 2002, a moeda nacional «escudo» foi substituída pelo «euro».
Gratificações
A gratificação é opcional, mas é normal dar 10% nos táxis, restaurantes e bares.
Câmbio
A maioria dos hotéis, lojas e restaurantes aceita os principais cartões de crédito. Os cheques-viagem e moedas estrangeiras podem ser trocados nos hotéis ou em bancos
– estes estão abertos de segunda-feira a sexta-feira, das 08h30 às 15h00. Existem também bastantes câmbios automáticos e caixas automáticas ligados a redes internacionais.
Correios e telecomunicações
O serviço telefónico dispõe de marcação automática directa para a maioria dos países do mundo. Os telefones públicos aceitam cartão pré-pago ou moedas (ver instruções na cabina telefónica). Os sistemas de crédito como o AT&T também podem ser utilizados. As estações de correio estão abertas de segunda-feira a sexta-feira, das 08h30 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.
Assistência médica
As clínicas e os hospitais dispõem de serviços de emergência de 24h. O número telefónico do serviço nacional de emergências é o 112. Os hotéis têm o contacto do médico de serviço na recepção. Existem acordos com a segurança social dos países da UE, mas as consultas privadas serão cobradas.
Corrente eléctrica
Tomadas de tipo europeu de 2 pinos, com 220 volts CA a 50 (Hz) ciclos. A corrente eléctrica de 380 volts está normalmente disponível em salas de reuniões e de exposições.
PATROCINIOS
Instituto Superior de Agronomia
Fundação para a Ciência e Tecnologia
|
|
|
|
|
|
|
|
|