Caros colegas,
O início da prática e do ensino da Obstetrícia em Coimbra confundem-se com a própria história da Faculdade de Medicina e com a dos Hospitais da Universidade. Contudo, foi há 100 anos - em 22 de Fevereiro de 1911 - que o Governo da República fundou por decreto a Maternidade de Coimbra, anexa à Faculdade de Medicina e sob a Direcção do Professor da Catedrático da Cadeira de Partos, à altura o Professor Daniel de Mattos Ferreira Júnior.
A iniciativa visava bem mais longe do que a criação de um serviço clínico: inscreveu-se numa reestruturação global da assistência às grávidas, puérperas e recém-nascidos da cidade e da região, prevendo a intervenção da Maternidade em planos tão diversos e abrangentes como a promoção da saúde, a medicina preventiva e curativa, a protecção social e o ensino pré e pós-graduado.
Atendendo à efeméride, a Sociedade Portuguesa de Obstetrícia Medicina Materno-Fetal atribuiu ao Serviço de Obstetrícia dos Hospitais da Universidade de Coimbra (Maternidade Daniel de Matos) a organização do seu encontro científico de Novembro de 2011.
Há 100 anos a fundação da primeira Maternidade do país consagrou a especificidade da obstetrícia e da medicina perinatal, aumentando-lhe os meios para o progresso técnico-científico, e criou condições para melhor assistência e formação de profissionais.
Hoje, com o Programa que vos propomos, tentamos contribuir para que todos juntos demos continuidade à visão e à vontade dos que, em 1911, souberam olhar o seu mundo, identificar os problemas e transformar a realidade que os rodeava.
A escolha dos temas do dia 25 – Diabetes e Gravidez, Malformações do SNC Fetal, Infecção pelo VIH e O Feto (quase) de Termo – pretendeu abordar algumas das questões que na actualidade têm vindo a ser objecto de novas perspectivas: nas estratégias de rastreio e diagnóstico; nas orientações clínicas; na dimensão e natureza do risco materno-fetal.
Os Cursos do dia 24 serão essencialmente dirigidos à prática clínica, para os quais contamos com a colaboração do Centro de Simulação Biomédica dos HUC (Emergências e Manobras Obstétricas).
Agradecemos a todos os colegas que aceitaram participar no Programa, permitindo-nos uma referência em particular aos colegas estrangeiros, Gustavo Malinger (Tel Aviv, Israel), Austin Ugwumadu e Amar Bhide (St George´s Hospital, UK).
Esperamos – SPOMMF e Serviço de Obstetrícia doa HUC – que possam estar connosco a 24 e 25 de Novembro e se sintam recompensados e enriquecidos com a experiência desses dias.
O Presidente da SPOMMF
Prof. Doutor Luís Mendes Graça |
O Director do Serviço de Obstetrícia - HUC
Prof. Doutor Paulo Moura |
|