VIII Jornadas de Alergologia de Lisboa - CCB - 29 de Janeiro 2010

Boas Vindas

Organização
Local das Jornadas
Programa Final
Inscrições
Como Apoiar
Patrocinadores
Lisboa
Transportes

 

 

As Jornadas de Alergologia de Lisboa continuam e já vão na VIII edição. 

Os princípios que nos levaram a organizar as 1ªs Jornadas continuam os mesmos, isto é, juntar à nossa volta todos aqueles que reconhecidamente são referências nos temas propostos e tentar discuti-los de uma forma prática e diferente, a um nível que possa interessar não só o especialista como todos os médicos que (obrigatoriamente) encontram doentes alérgicos na sua prática clínica quotidiana.

Sabendo das dificuldades dos colegas em poder retirar às suas actividades profissionais e académicas muito mais tempo para congressos e formação, continuamos a optar pela forma de um dia de trabalho, onde o único motivo para estar presente continua a ser a qualidade dos temas e dos palestrantes.

Este ano o programa pode ser dividido em três blocos. A parte da manhã onde serão abordados os temas da alergia alimentar e medicamentosa, onde contaremos com a presença da Dr.ª Fabienne Rance, conhecida de todos os que trabalham a alergia alimentar, e ainda com grande parte das referências nacionais em cada das áreas desses áreas proposta (alergia alimentar e medicamentosa).

Depois de almoço inicia-se um bloco dedicado a temas novos, que apesar de tudo têm já uma aplicação imediata na prática clínica de todos os dias. Neste bloco contamos com a presença de Prof. Jorge Martinez que fará a ponte entre temas muito recentes e a sua utilidade no diagnóstico da doença alérgica e o Prof. Filipe Inácio nos dirá sobre os caminhos da imunoterapia com base nestes novos instrumentos de diagnóstico.

No final do dia e porque a doença alérgica não é uma doença estática, quisemos fazer uma abordagem com carácter evolutivo sobre as consequências nalguns dos órgãos alvo da doença alérgica (o pulmão, o nariz e a pele). 

Neste bloco nenhum dos palestrantes necessita de apresentação pois são conhecidos e reconhecidos de toda a comunidade médica em Portugal.

À Industria Farmacêutica e a todos os “Amigos do JAL” o reconhecimento pela ajuda, pois sem eles seria impossível termos chegado até às VIII Jornadas de Alergologia de Lisboa.



Pedro Lopes da Mata