(+351) 213 502 549 (chamada para rede fixa nacional) info@mundiconvenius.pt

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A conferência da International Federation of Professional Abortion and Contraception Associate (FIAPAC) realizou-se este ano, de 13 a 15 de Outubro, em Portugal.

A candidatura de Lisboa para o local desta conferência ocorreu há 3 anos atrás e a cidade foi eleita entre várias capitais europeias. A 12th FIAPAC Conference no nosso país foi um reconhecimento da importância da despenalização do aborto e da capacidade científica nacional, tendo como Sociedade anfitriã a Sociedade Portuguesa da Contracepção (SPDC).

A Culturgest foi o local escolhido pela organização, para a Conferencia. Sob o titulo “Improving women’s journey throught abortion” com um programa científico intenso e com uma audiência ativa durante 3 dias, 618 profissionais vindos de 52 países abordaram leis, direitos humanos, atualização de metodologias de procedimentos, segurança, impacto psicológico e aconselhamento contracetivo.

Em Portugal, a interrupção voluntária da gravidez (IVG) foi maioritariamente integrada no Sistema Nacional de Saúde, nos Serviços de Obstetrícia. O Estado Português promove e garante o acesso à contraceção após este procedimento, algo que não acontece em muitos países. Não podemos ignorar que o aborto clandestino é ainda uma causa de mortalidade e morbilidade importante em muitos países, pelo que o seu debate internacional é o contributo da comunidade científica à legalização, para proteção e promoção da saúde.

Foi consensual entre os presentes que a escolha de Portugal e especificamente da Cidade de Lisboa, conseguiu garantir facilidades na acessibilidade, alojamento cuidado, a custos equilibrados e sobretudo segurança. As conferências anteriores no âmbito do aborto foram alvo de alguma animosidade por parte de alguns grupos sociais, traduzindo-se nalguma insegurança, o que em Portugal não se verificou.

O balanço final e avaliação feita pelos presentes foi excelente não só pelo trabalho que foi desenvolvido mas também porque muitos profissionais associaram à sua presença na conferência uma oportunidade de pequenas férias.

Visite o website oficial da 12th FIAPAC Conference em www.fiapac.org